Projeto que torna novo documento de identidade gratuito é aprovado
O RIC, Registro de Identidade Civil, prometido há dois anos, até agora não existe.
O Senado aprovou um projeto que torna gratuita a emissão do novo documento de identidade. O problema é que o registro prometido há dois anos, mas, até agora, não existe. O RIC, Registro de Identidade Civil, se um dia sair mesmo do papel pode ser bom. Não vamos mais precisar andar com um monte de documentos. O RIC vai substituir vários deles.
Cem mil brasileiros deveriam ter o novo documento já em 2011. Moradores de sete cidades, incluindo Brasília. Era para o RIC substituir a carteira de identidade e unificar o CPF, título de eleitor e o número de identificação social do trabalhador. Tudo em um cartão de plástico com chip, um modelo contra fraude.
O custo para emissão seria de R$ 40, e até um cronograma de implantação do novo documento foi anunciado. “Tem até 2019 para trocar todas as carteiras, estamos na expectativa”, diz um homem.
O Ministério da Justiça justificou que o projeto do Registro de Identidade Civil passou por uma reformulação por conta de problemas técnicos e ainda está sendo discutido e revisado. Quando o novo documento vai de fato existir? O governo não fala.
Mesmo sem documento e sem previsão, o Senado aprovou um projeto para garantir que seja de graça. “É fundamental colocar para que o governo, na sua implantação, exista a exigência que seja gratuito para população”, diz o senador Ciro Nogueira.
Agora, o que o Rafael quer mesmo é ver a promessa cumprida para poder sair de casa sem carregar um monte de documento. “Gostaria de ter, mas infelizmente ele não veio ainda chegar para a população. Estamos esperando. Vamos aguardar um pouco para ver se nós conseguimos esse documento único”.
Um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Justiça está revisando o projeto, mas sem data para a conclusão.
Fonte: G1